O que é um backhaul?

O que é um backhaul?

O backhaul na logística diz respeito à viagem de retorno com uma carga, preenchendo a capacidade do veículo. Às vezes, com um custo menor. Normalmente, essa viagem é feita por todo ou parte do mesmo caminho que o caminhão precisou percorrer para chegar ao destino. As viagens vazias costumam ser chamadas de “deadheads”.

Qual é a diferença entre backhaul e backbone?

No caso do Backbone, a conexão com a internet será completamente interrompida, enquanto, nessa mesma ocasião com o Backhaul, somente o acesso a alguns sites será limitado.

O que é um terminal GPON?

A sigla GPON (Gigabit Passive Optical Network), em português, significa Rede Óptica Passiva Gigabit. Trata-se de uma rede óptica passiva com capacidade de tráfego de até 2,5 Gbps no sentido downstream e 1,25 Gbps no sentido Upstream, normatizada pelo órgão ITU-T G.

O que faz um roteador Mesh?

A palavra “Mesh”, em inglês, significa malha. Aqui, o próprio nome já dá a dica. A rede Mesh é uma espécie de nó, um ponto de contato. Quando conectados uns aos outros, formam uma malha que cobre todo o ambiente, distribuindo a internet de forma mais inteligente.

Qual o maior backbone do Brasil?

O primeiro Backbone a ser estabelecido no Brasil foi o da RNP e o maior é o da Embratel. Existem no Brasil vários provedores de Acesso.

Qual é o maior backbone do mundo?

SeaMeWe 3

Atualmente, o maior backbone é o SeaMeWe 3, um cabo submarino de fibra óptica de 39.000 quilômetros que conecta 32 países da Europa, África, Ásia e Oceania. Foi construído de 1997 a 2000 por um consórcio de 92 empresas de telecomunicações, lideradas pela France Telecom e pela China Telecom.

Qual é a função da OLT?

A OLT (Optical Line Terminal) é o equipamento responsável por gerir e distribuir o acesso aos serviços de dados e streaming. Saber o que é uma OLT é um conhecimento que todo provedor de internet ou integrador precisa ter, visto que ela tem um papel fundamental quando falamos de infraestrutura de projetos de rede.

Qual a diferença entre OLT e ONT?

Optical Network Unit (ONU) e Optical Network Terminal (ONT) são mecanismos ópticos utilizados para captar o sinal de rede transferido pela Optical Line Terminal (OLT). Esses aparelhos são responsáveis por encaminhar sinal de internet até a casa ou empresa do cliente.

O que é melhor roteador ou mesh?

Um dos grandes pontos positivos dos roteadores mesh é o fato de contarem com alcance superior ao de roteadores convencionais. Então, fique atento a informação sobre isso, pois, para conseguir uma maior cobertura de rede, o alcance do equipamento precisa ser adequado ao seu tipo de ambiente.

Quantos roteadores posso colocar em uma rede mesh?

O Smart Roteador Mesh Wi-Fi suporta até 64 dispositivos conectados simultaneamente, número muito maior do que o visto em roteadores comuns.

Qual é a função do backbone?

Os backbones são os responsáveis pela transmissão dos dados do seu dispositivo para um servidor em outro local. Veja como funciona: Todo dispositivo que se conecta à internet possui um endereço de IP que serve como um número de identificação. Esse número é copiado pelo modem ou roteador que está instalado na sua casa.

Onde ficam os backbones no Brasil?

Além dos backbones nacionais há aqueles em escala estadual. É o caso dos seguintes: ANSP (SP), Rede Norte-riograndense de Informática (RN), Rede Pernambuco de Informática (PE), Rede Rio (RJ), Rede Tchê (RS) e REMAV (Redes Metropolitanas de Alta Velocidade). Por fim, há ainda a rede internacional de backbones.

Qual o backbone do Brasil?

O primeiro Backbone a ser estabelecido no Brasil foi o da RNP e o maior é o da Embratel. Existem no Brasil vários provedores de Acesso.

Quais são os backbones do Brasil?

Atualmente, além da RNP, a outros backbones em funcionamento. Empresas como Embratel (o maior deles no país), Oi, KDD Nethal, Comsat Brasil, Level 3 (Impsat/Global Crossing), AT&T, NTT, UOL Diveo, CTBC, Mundivox do Brasil, Telefonica e TIM Intelig prestam esse tipo de serviço.

Qual sinal sai da OLT?

O sinal óptico que sai da OLT é direcionado ao divisor, ou splitters. São esses aparelhos que farão a divisão do sinal e da taxa de transmissão, fazendo com que ele chegue a seu destino, que é a ONU ou a ONT.

O que um operador GPON faz?

A tecnologia GPON oferece eficiência do protocolo, o que quer dizer que a tecnologia transmite dados realmente úteis para o dispositivo. Na comunicação de rede há uma transmissão de dados – empacotados em bytes –, que transitam desde a sua origem até o destino.

O que é uma rede GPON?

GPON é a sigla em inglês de Gigabit-capable Passive Optical Network, ou Rede Óptica Passiva com Capacidade de conexão em Gigabits. Também conhecido como G. 984, é um dos padrões possíveis para a topologia de rede PON, ou Passive Optical Network (Rede Óptica Passiva).

Qual alcance rede mesh?

Positivo Smart Mesh Gigabit Ethernet – a partir de R$ 229

De acordo com a fabricante, o item pode distribuir o sinal do Wi-Fi em uma área de até 200 m², possui três portas LAN, suporta até 64 dispositivos simultâneos com conexão sem fio, como celulares, tablets ou notebooks, e é indicado para conexões de até 1.000 MB.

Rolar para cima