O que é um contrato e para que serve?
O contrato é um documento muito importante para a formalização de negócios e contratações. Ele registra direitos e deveres das partes envolvidas em alguma transação. Em termos mais jurídicos, falamos do acordo de vontades com o objetivo de criar, alterar ou extinguir um direito.
Quais são os 3 tipos de contratos?
subordinação – o funcionário realiza suas atividades com algum tipo de dependência do seu trabalhado, seja ela uma dependência econômica, técnica, hierárquica, jurídica ou até mesmo social; onerosidade – o contrato de trabalho é remunerado; pessoalidade – o colaborador não pode ser substituído por outro funcionário.
Em cache
O que significa fazer um contrato?
Contrato é um acordo ou convenção, verbal ou não verbal, entre duas partes — podendo essas serem pessoas físicas ou jurídicas — para estabelecer ou regulamentar a execução de algo sob determinadas condições.
O que é um contrato exemplo?
A compra de um produto, seja ele uma caixa de fósforo ou uma bala, constitui um contrato; no caso, um contrato de compra e venda. Quando você entra em um ônibus e paga a passagem, você está realizando um contrato de transporte. Como se vê, para a celebração de um contrato não é necessário que haja termo escrito.
Em cache
O que vale mais a lei ou o contrato?
Contratos nao podem contrariar lei. Vale o contrato em conformidade com a lei. No seu caso a leitura da cláusula é q vale a multa de forma proporcional.
O que é necessário para um contrato ser válido?
De acordo com a advogada Marcela Oliveira, para um contrato ser válido, foram estabelecidos os seguintes critérios elencados no Código Civil, artigo 104: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei.
Quais são os contratos mais comuns?
Quais os tipos de contratos mais utilizados? Dentre os tipos de acordos trabalhistas, os mais utilizados são indeterminado, determinado, temporário, home office, de estágio e de experiência. Os contratos de prestação de serviços e os diversos acordos de compra e venda também são frequentes no ambiente corporativo.
Quanto tempo pode durar um contrato por prazo determinado?
2 anos
O contrato de trabalho por prazo determinado (Lei 9.601/1998) é o mesmo, mas as partes podem ir estendendo a sua duração, desde que não ultrapasse o limite de 2 anos. Dentro desse limite, o contrato por prazo determinado pode ser prorrogado tantas vezes desejarem as partes, sem que ele se torne por prazo indeterminado.
O que é preciso para assinar um contrato?
O contrato precisa conter os dados das partes interessadas, ou seja, nome completo, profissão, estado civil, número de CPF, endereço, essas informações são essenciais para localização das partes, se houver necessidade, até em casos de ação judicial.
O que deve constar no contrato?
O contrato deve apresentar a qualificação das partes envolvidas, de forma que possam ser individualizadas e encontradas em seus respectivos domicílios. Deve, também, especificar o objeto do acordo, que pode ser um serviço, uma coisa móvel ou imóvel, a entrega de algum valor, etc.
Quando um contrato deixa de valer?
O cancelamento ou rescisão de um contrato pode acontecer sempre que uma das partes ou ambas as partes tenham interesse, desde que não haja prazo estipulado. Ou seja, se o interessado cumprir com todas as normas previamente estipuladas é possível fazer a solicitação de cancelamento.
O que pode invalidar um contrato?
São anuláveis os contratos em que a) há incapacidade relativa de um ou ambos os contratantes e b) houver erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores (art. 171 do CC).
Quando um contrato perde a validade?
A capacidade que o contrato requer é a legal de agir. É óbvio que o contrato não tem qualquer validade, quando estipulado por uma pessoa que não está no uso das suas faculdades mentais.
Qual o prazo de validade de um contrato?
4 anos
De acordo com a legislação vigente, contratos de prestação de serviço não podem ter prazo determinado superior a 4 anos. No entanto, as partes podem firmar o documento com prazo indeterminado sem problemas.
Quais os direitos do trabalhador com contrato por tempo determinado?
O trabalhador contratado por prazo determinado tem vários direitos previstos na CLT:
- salário de acordo com o piso da categoria;
- FGTS, com saldo liberado para saque ao término da relação de trabalho;
- horas extras;
- adicional noturno;
- vale-transporte;
- licença-maternidade;
- 13º salário;
- férias acrescidas de 1/3;
Quais os direitos do trabalhador com contrato por tempo indeterminado?
Contrato por prazo indeterminado Neste caso, o trabalhador tem direito ao 13º salário, férias proporcionais e vencidas, porém não pode sacar o FGTS ou o seguro desemprego.
Quem pode fazer um contrato?
Apesar de não existir uma Lei que proíba, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB definiu no Ofício Circular n. 014/2017-GOC/OEP que a elaboração de contratos é uma atividade privativa à advocacia, ou seja, apenas um advogado poderia fazer.
Por que assinar contrato?
O contrato permite dirigir operações, dar garantias para uma comunicação melhor entre as partes, regular condutas e minimizar riscos. Portanto, ao ser validado com a assinatura, converte-se em um instrumento econômico fundamental para qualquer tipo de organização.