O que é um dispositivo DPS?

O que é um dispositivo DPS?

DPS é a sigla para Dispositivos de Proteção contra Surtos. que são equipamentos projetados para detectar e desviar sobretensões transitórias na rede elétrica.
Em cache

Qual é a função do DPS?

DPS é a sigla para Dispositivo de Proteção contra Surtos e sua principal função é proteger todos os equipamentos que estão conectados ao circuito elétrico. O DPS atua desviando os surtos de tensão da rede elétrica diretamente para a terra.

Como funciona o dispositivo de proteção contra surtos?

Um dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento que protege contra sobretensões transitórias, isto é, contra surtos de tensão. Ele anula as descargas indiretas sobre a rede elétrica que podem ser causadas por descargas atmosféricas.
Em cache

Como saber se o DPS está funcionando?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

Quais os 3 tipos de DPS?

Tipos de DPS´s • Tipo 1: próximo ao ponto de distribuição da concessionária; Tipo 2: nos quadros de distribuição internos; • Tipo 3: próximo ao equipamento.

Porque o DPS desarma?

Todo DPS possui alguma forma de indicação visual para sinalizar que acabou sua vida útil, sendo necessária à sua substituição. Isso porque ao longo dos anos, esse DPS vai ficar sujeito há muitos surtos diferentes que vão desgastando os seus elementos internos, até chegar ao ponto de não funcionar mais direito.

Onde deve ser instalado o DPS?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Precisa de disjuntor para DPS?

Bom, aqui vemos uma obrigatoriedade: O DPS precisa ser protegido por um disjuntor justamente para que em caso de algum problema interno no DPS, ele não venha a causar problemas no QDC. Como por exemplo, um curto circuito interno, resumindo, se o DPS falhar, ele não pode afetar a instalação.

O que causa a queima do DPS?

O DPS é um dispositivo para proteger sistemas elétricos deste tipo de situação. Para ilustrar melhor, a descarga atmosférica (raio) é o exemplo mais comum de surto elétrico. Quando isso acontece, a tensão elétrica varia em um curto período, provocando a queima de equipamentos eletroeletrônicos e máquinas em geral.

Qual DPS mais usado?

O DPS classe II é o mais utilizado em residências e pequenos imóveis comerciais, trabalhando como complemento ao modelos classe I, ou ainda na prevenção contra sobretensões de manobra.

Qual DPS protege mais?

O DPS Tipo 2 é o principal sistema de proteção aplicável em todas as instalações elétricas de baixa tensão. Instalado em cada quadro elétrico, evita a propagação de sobretensões nas instalações elétricas e protege as cargas.

Onde deve ser instalado um DPS?

Instalação adequada

O DPS deve ser instalado o mais próximo possível do ponto de entrada da energia elétrica no imóvel, de preferência no quadro de distribuição.

Rolar para cima