O que é um filtro de linha Clamper?
Os filtros de linha Clamper são dispositivos essenciais para garantir a proteção da energia elétrica em residências e estabelecimentos comerciais.
Para que serve o DPS no filtro de linha?
– DPS significa Dispositivos de Proteção contra Surtos e serve para proteger equipamentos elétricos e eletrônicos, evitando com que eles queimem.
Como saber se o DPS está queimado?
Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.
Qual a melhor marca de DPS?
CLAMPER
Pesquisa da revista Eletricidade Moderna, aponta CLAMPER como melhor marca de DPS, segundo a opinião de consumidores, revendas e profissionais do setor elétrico.
Qual a função do Clamper?
CLAMPER Energia 8
O aparelho tem potência máxima de 2.220W e também funciona nas duas tensões de 127 e 220V. Um ponto positivo é que ele traz um LED que indica se o terra está presente ou não. Assim, o consumidor tem a certeza de que seus equipamentos estão aterrados devidamente.
Qual é a função do Clamper?
O CLAMPER Front, além de proteger contra surtos elétricos, possui a opção com sinalização remota, que permite evidenciar o final da vida útil do DPS de forma dinâmica – economizando tempo, dinheiro e garantindo um menor tempo de exposição dos equipamentos protegidos.
Quantos DPS devo usar?
Em geral, são utilizados os seguintes valores: Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA. Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA. Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.
Onde devo usar o DPS?
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.
O que pode queimar um DPS?
O subdimensionamento pode ocasionar queima do DPS e a não proteção dos equipamentos (eventual queima se houver surto).
O que causa a queima do DPS?
O DPS é um dispositivo para proteger sistemas elétricos deste tipo de situação. Para ilustrar melhor, a descarga atmosférica (raio) é o exemplo mais comum de surto elétrico. Quando isso acontece, a tensão elétrica varia em um curto período, provocando a queima de equipamentos eletroeletrônicos e máquinas em geral.
Qual DPS mais usado?
O DPS classe II é o mais utilizado em residências e pequenos imóveis comerciais, trabalhando como complemento ao modelos classe I, ou ainda na prevenção contra sobretensões de manobra.
O que significa Clamper?
É um dispositivo de proteção que deve ser utilizado próximo ao equipamento protegido. Normalmente utilizado como complemento de proteção ou em locais com baixa exposição.
Quais os 3 tipos de DPS?
Classes de DPS´s: • Classe I: Impulso de corrente de, pelo menos, 12,5kA – Curva 10/350; Classe II: Impulso de corrente de, pelo menos, 5kA – Curva 8/20; Classe III: Não destinado a descargas atmosféricas.
Qual disjuntor colocar antes do DPS?
O DPS pode ser instalado antes do disjuntor geral como mostra a imagem 14 da NBR 5410, no item a), neste caso é usado um disjuntor de desconexão, ou que o próprio DPS consiga se desconectar impedindo um curto permanente, veja na imagem abaixo.
Qual a diferença do dr para o DPS?
IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.
Para que serve tomada Clamper?
– Garante a proteção contra surtos elétricos mesmo sem a presença de condutor específico de terra. – Possui alta corrente de surto.
Porque o DPS desarma?
Dessa forma, são desenvolvidos para que, no caso de uma diferença de corrente na instalação, caracterizando uma fuga de corrente, eles possam desarmar-se automaticamente, conferindo segurança a seus clientes. Essa “fuga” pode ser uma pessoa com o dedo na tomada, por exemplo.
Qual a bitola mínima para DPS?
4mm2
– DPS instalado no ponto de entrada deve ter condutores com bitola no mínimo de 4mm2 em cobre ou equivalente; O item 6.3.5.2.9 apresenta as formas de realizar a conexão dos DPS ao PE, bem como as bitolas mínimas exigidas.